Marketing digital: 4 dicas para a indústria

Na última quinta-feira (15/08), a Lakatos Termoformadoras participou do seminário Transformação do Marketing Digital na Indústria, promovido pela Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Confira todas as dicas que nós pegamos por lá!


Dica 1: Foque no consumidor

Em tempos de transformação digital e de manufatura avançada é preciso que as empresas se adaptem também à nova faceta do Marketing. Hoje, é preciso estar atento às mudanças do mercado e, sobretudo, dos consumidores. Rogério Silva, consultor da DNA Vendas, ressaltou que “para vender tecnologia é preciso inovar nos processos de venda”.


O consultor de mídias sociais e marketing, Cristiano Santos, ressaltou a importância das empresas conhecerem o perfil do seu público. “É preciso ter empatia para criar conteúdo relevante para essas pessoas, pois elas são as protagonistas das marcas. A transformação digital é muito mais do que tecnologia, o foco é no comportamento do cliente 4.0”, destacou. 


Dica 2: Utilize e invista em redes sociais

Jason Barone, especialista em Facebook e Instagram, lembrou que é preciso pensar em estratégias que integrem as redes sociais. Em um ambiente tão concorrido como o digital, é necessário investir em patrocínio de posts: “Não é possível se usar apenas ao conteúdo orgânico porque isso limita o alcance da publicação, que deixa de ser competitiva mesmo sendo relevante”. 


Outra boa estratégia para atrair a audiência é o uso de vídeos curtos nas redes sociais. Criar um canal no You Tube, para vídeos mais longos, se mostra uma ótima alternativa, já que a plataforma é a segunda ferramenta de buscas mais utilizada pelo público. 


Você sabia que os consumidores se sentem mais confiantes em relação a produtos e serviços depois de assistirem vídeos? Pense nisso!


Dica 3: Crie um blog

As redes sociais devem ser utilizadas também para atrair o público para o blog da sua empresa. Portanto, crie conteúdo relevante com mais informações sobre determinado tema, produtos ou serviços. Rafael Rez, especialista em Search exemplificou: “A indústria pode apostar em conteúdos relacionados a eventos, cursos, regulamentações, notícias do mercado, informações da empresa, etc”.


Dica 4: Entenda a jornada de compra do cliente

Entender a jornada de compra do cliente também é fundamental para que empresa e público falem a mesma língua. “As empresas precisam se tornar um veículo de comunicação com foco em pessoas. O conteúdo é um combustível para o relacionamento com o público. É preciso influenciar o cliente antes de chegar na etapa de vendas”, disse Gabriel Folis, Customer Sucess Manager da empresa RD Station.