Economia circular marca a K 2019

Produtividade e qualidade também estiveram na pauta da maior feira de plástico do mundo


A Feira K, maior evento global do setor de plástico e borracha, teve como tema principal a economia circular, reforçando os esforços da indústria na busca de aplicações e soluções recicláveis e sustentáveis. Cerca de 225 mil visitantes (de 165 países) puderam notar a predominância do tema em todos os pavilhões, principalmente em relação aos descartáveis de uso único.


Durante o evento, que aconteceu de 16 a 23 de outubro em Dusseldorf, os expositores mostraram o plástico como um material inovador e indispensável para a indústria. Porém, simultaneamente, destacaram a necessidade da implantação de uma economia circular ao longo de cadeia do plástico, material de simples reciclagem.


“Dos três caminhos existentes hoje — a vilanização do plástico, a economia circular e o desenvolvimento de novos materiais — ficou bem claro o posicionamento do mercado em relação à economia circular”, conta Paulo Lakatos, diretor comercial da Lakatos Termoformadoras, que participou pela quinta vez consecutiva da Feira K.


Na área de termoformagem, as atenções estavam todas voltadas para o PET 100% reciclado, que permite a fabricação de embalagens para alimentos e já conta com uma cadeia muito bem estruturada de reciclagem. “O mercado está atento ao PET pelo seu viés sustentável, com foco no ciclo de vida dos produtos. Esse é um momento extremamente especial para nós, que temos larga experiência com esse tipo de material na produção de embalagens.”, destaca Roberto Lakatos, diretor industrial da Lakatos. 


Produtividade e qualidade final


Celeiro de inovações tecnológicas, a Feira K 2019 apresentou equipamentos avançados em termos de produtividade e qualidade dos componentes. As máquinas da Lakatos Termoformadoras estão alinhadas aos equipamentos mais avançados da Europa em termos de produtividade e qualidade final das peças. “Além disso, temos grande expertise com molde e corte na mesma estação. Estamos um passo adiante e entre os maiores players de termoformagem da América Latina. “, destaca Roberto Lakatos.


Para Paulo Lakatos, além da eficiência, a maturidade que cada empresa apresenta em relação aos desenhos dos produtos e, principalmente, ao controle de processos foi um diferencial na K 2019. “Sobre as termoformadoras existe um consenso: para a fabricação de copos e potes, seguem em alta as máquinas que moldam e cortam na mesma estação de trabalho e processo de corte por cisalhamento. Já na produção de bandejas, tampas e outras embalagens, é utilizado o conceito de corte por facas gráficas e o mecanismo de  servo bielas acionando desdobradores de força (joelhos). Esse é o sistema que somos especialistas e estamos aprimorando há muitos anos.”, afirma.


Em relação aos fabricantes de máquinas, a Lakatos entende que atualmente existem três grupos. No primeiro grupo estão os europeus — um número pequeno de empresas que estão à frente de processos inovadores, porém de difícil acesso ao mercado latino americano. O segundo grupo — no qual a Lakatos está posicionada —  concentra empresas menores, porém maduras, que apresentam produtos de qualidade, com preços mais acessíveis e fabricados em países como Brasil, Itália, Turquia, Taiwan, etc.


No terceiro, e último grupo, estão os fabricantes de produtos de baixo custo, mas que não atendem todas as necessidades do mercado, como maturidade em engenharia, qualidade de componentes e pós-venda. “O grupo ao qual fazemos parte é o que mais evoluiu em termos de market share no mercado de termoformagem mundial. Estamos muito satisfeitos com o nosso crescimento e posicionamento no mercado nos últimos anos.”, ressalta Paulo Lakatos. 


Negócios


Na K 2019, a Lakatos Termoformadoras pôde reafirmar a sua importante posição dentro do mercado latino americano de termoformagem. O estande da empresa foi muito bem visitado por empresários de diferentes parte do mundo, o que possibilitou a prospecção de futuros negócios em novos mercados, como a Índia e a Jordânia.


Para Roberto Lakatos, em breve a empresa vai colher os resultados da participação na maior feira internacional do setor de plástico. “Fizemos contatos e trocamos experiências muito importantes com potenciais clientes e, também, com outros players da termoformagem.”, conclui o diretor.