Lakatos desenvolve soluções para a Indústria 4.0

Com as soluções LAK4.0, a empresa busca integrar a indústria do plástico à transformação digital dos processos de manufatura.

A Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial já é uma realidade e as empresas não estão poupando esforços para incorporar recursos de tecnologia da informação em suas rotinas fabris. No Brasil, as mudanças estão acontecendo aos poucos e afetam diretamente o setor manufatureiro, do qual a indústria de transformação do plástico faz parte.

Atenta às mudanças do mercado, a Lakatos desenvolve máquinas e soluções cada vez mais modernas para integrar empresas à nova era industrial. A linha LAKATOS 4.0, por exemplo, utiliza tecnologia VPN (Rede Privada Virtual) para se conectar diretamente (via internet 4G) às máquinas e equipamentos do chão de fábrica. “A rede VPN impossibilita invasões e garante alto nível de segurança às operações. Com o uso de chips 4G, o cliente, com total controle de acesso, não precisa configurar seu firewall ou a abrir a rede interna da fábrica”, explica Roberto Lakatos, Diretor Industrial.

A solução de entrada LAK4.0B  possibilita o acesso remoto para diagnóstico de problemas, alteração na programação e correção de parâmetros,  sem a necessidade de visita dos técnica da Lakatos. O reparo remoto pode ser realizado em poucos minutos e sem custo extra, o que contribui com a redução do payback.

Mais avançada e em fase de desenvolvimento, a solução LAK4.0P vai permitir que os clientes acessem, em tempo real ou acumulado, dados via computador ou smartphone: produção, custo energético, tempo de setup, eficiência, dados de manutenção, etc. Os dados fornecidos poderão ser utilizados como um big data da planta, com uso de gráficos para análise gerencial.